quarta-feira, 23 de junho de 2010

Era uma vez...

Pensei em começar de várias maneiras diferentes: Primeiro falando de como eu consegui a bolsa de estudos.... Depois pensei em começar falando do programa jovens embaixadores... Ainda pensei em começar falando de quando os homens desceram das árvores e começaram a andar erétos (Totalmente descatada!). Então finalmente decidi começar assim:
Oi! Meu nome é Jonatha Reis. Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Mecânica. Moro em Salvador, Bahia, com meus pais e irmã. Tentei o programa jovens embaixadores duas vezes. Na primeira vez não consegui, mas tive a oportunidade de participar do English Immersion Program e foi a partir daí que o modo como eu pensava a respeito das coisas num geral mudou completamente. No EIP tive a oportunidade de rever totalmente meus conceitos e, de forma mais simples, crescer. Conheci pessoas incriveis e pude ver, ouvir e viver coisas que me fizeram desejar mais... Percebi que o mundo era muito mais do que aquela caixinha pré fabricada de opções que nos oferecem. Sai de lá com uma visão de mundo totalmente diferente e com uma certeza: Eu ia tentar o meu melhor para me tornar um jovem embaixador. Dito e feito.(Detalhe da foto ao lado direito: Quem consegue adivinhar quem é o Niti, a Bruna e Eu?)
Tentei novamente o programa Jovem Embaixadores e finalmente pude ouvir a Jean anúnciando meu nome totalmente errado pela rádio. Para falar a verdade quem ouviu foi minha mãe, eu estava na escola. Quando ela me contou eu comecei a gritar na sala... Bom, fora o professor, todos tiveram reações bem legais a isso =D.
Além da camisa legal (adoro essa camisa), ganhei muitas outras coisas com os Jovens Embaixadores. Sinceramente, só comecei a pensar na viagem faltando poucos dias. Não conseguia imaginar o que eu iria encontrar quando chegasse lá, então eu simplesmente não tentava imaginar. Mas quando cheguei, foi a melhor surpresa de todas. Novamente conheci pessoas incríveis, mas dessa vez de toda a parte do Brasil. Minha mente não conseguia absorver tantos sotáques diferentes, hora confusos, hora engraçados (Até hoje eu consigo me pegar puxando um pouco o "Rrrr"). Pessoas que faziam (e fazem!) um bem tremendo a outras pessoas, e isso que era o legal. Os 34 jovens que conheci se empenhavam em transmitir o bem da maneira que podiam. Não se tratava de quantos eles ajudavam, significava mais com quanta vontade eles faziam isso e uma coisa eu posso quarantir: Eles fazem isso com amor. Eu gosto de dizer que só quem ajuda sem pedir nada em trocar sabe qual é o verdadeira pagamento e esses 34 Jovens sabem do que estou falando.
Nos EUA visitamos vários lugares legais, conhecemos muitos americanos maravilhosos (Vide a staff do WorldLearning), fizemos muitas coisas e aprontamos barbaridades (Eu nego até a morte!). Mesmo que tenhamos nos atrasado um pouco, nos perdido ocasionalmente ou dormido um poucos mais tarde do que o permitido, cumprimos nosso papel. Representamos nosso país da melhor maneira possível, quebrando esteriótipos e prenconceitos (Nacionais e Internacionais). Tivemos sem dúvidas momentos inesqueciveis, mas vale ressaltar um encontro em especial com uma mulher em especial.
Michelle Obama. Para os intímos (nós) Xelinha ou simplesmente Xele (Deus permita que nem ela e nem o Obama vejam [e entendam] isso).
Foi um momento único para nós estar diante da Primeira Dama dos Estados Unidos da America. Dias depois ela nos enviou uma carta que nos deixou muito orgulhosos de nós mesmo onde havia uma frase que vale a pena citar: "Com grandes sonhos e trabalho árduo, vocês podem ser quem quiserem. Não deixem que ninguem lhes diga o contrário." (Michelle Obama).
Entendemos o recado. Fomos. Vimos. Vencemos.

2 comentários:

  1. "Fomos. Vimos. Vencemos!!"

    (e sim, você começou a puxar o Rrr, fato!!)
    adorei mesmo sua postagem!
    Amei o blog!!!!!! *-*

    ResponderExcluir
  2. Merecido!
    Ótimo post!!
    Não esqueça de escrever de lá hein!!

    ResponderExcluir